terça-feira, 12 de abril de 2011

“Corpo são em mente sã”


Durante anos propagámos o mito ou mal-interpretámos o conceito de “mente sã em corpo são”, eu pelo menos sempre, até há bem pouco, julguei que para uma mente sã era preciso um corpo são.

Levar uma vida “saudável” segundo os cânones médico/sociais de fazer desporto moderado mas regularmente, fazer uma alimentação equilibrada e …não ter vícios, seria de alguma forma garantia de uma mente equilibrada.

Mas que grande inverdade, que grande condicionamento que nos é incutido diariamente pelos buracos laterais do crânio!

Pelo menos é assim que dita a minha experiencia clínica e de vida, ver um ser humano de 106 anos a comer presunto com os próprios dentes e beber um copo de tinto, saber que deixara de fumar à 30 anos e que nunca fizera desporto, que se deslocava com o auxílio de uma bengala porque levara com um estilhaço na perna durante a I grande guerra, e a ouvir a pergunta, que eu ainda jovem mas consciente de me encontrar perante um sábio da arte da vida, não me contive a fazer: “Qual é o segredo?” Serenamente e após um momento de reflexão terminou a nossa breve conversa dizendo: “Nunca me preocupei com nada, nunca me chateei com ninguém, todos os que me fizeram mal já estão enterrados!”.

Foi assim, num punhado de palavras, que o sábio de 106 anos resumiu toda a sabedoria que acumulara ao longo de mais de um século, e foi assim, que num fugaz momento, descondicionei-me da máxima “mente sã em corpo são”, afinal fumar, beber, comer carnes fumadas /salgadas e não fazer desporto não eram os carrascos que sempre acreditara, e mais, eu tinha sido privilegiado pela constatação verdadeiramente correcta, “Corpo são em mente sã”.

Na primeira parte da resposta o sábio resumira o segredo de uma vida saudável, o da atitude mental serena, e na segunda parte a efemeridade do presente!

Tive e tenho mais professores/mestres!

A minha tia bisavó tem 98 anos, desde os 96 que não está totalmente na posse das suas capacidades intelectuais/mentais.…”Tem dias!”.... também nunca fez desporto e as suas comidas preferidas são toucinho, farinheira e leitão da Bairrada, já teve alguns enfartes, sempre ligados a grandes stresses emocionais, tem o colesterol alto e já o teve altíssimo e tem 98 anos, e tem 98 anos! A minha aprendizagem com esta sábia foi feita através da observação nunca lhe fiz a pergunta, no entanto hà uma frase da minha tia que, para quem souber compreender para além das palavras, explica como com este historial médico ainda por cá ande; Quando aos 80 e picos anos um sobrinho lhe perguntou “ Tia vamos para a praia, trouxe o bikini?”  ouviu como resposta “ Não, vou fazer topless!”

De novo a sabedoria da idade revela-se para quem a quiser ver, uma atitude bem disposta e brincalhona é bem mais poderosa que um quadro médico de um corpo aparentemente pouco são.

Existe outro caso que me chegou pelo jornal: “Uma Sra. fez 100 anos vive na Rua da Serena, a rua chama-se assim em homenagem à sua mãe que era uma pessoa muito serena”………….e quem sai aos seus………

Em jeito de conclusão:
Um grupo de cientistas tem se dedicado ao estudo dos centenários e do seu estilo de vida, apesar de não haver ainda resposta cientifica para explicar esta longevidade existem dados relevantes que importa considerar, 30% tem excesso de peso e 40% fumou durante mais de 40 anos, em comum todos partilham uma atitude serena, positiva e bem disposta.

Sem comentários: